O Projeto Biodiverso tem desempenhado um papel essencial na estruturação e fortalecimento da cadeia produtiva da borracha nativa, promovendo arranjos produtivos e comerciais que garantam melhores condições para os produtores e a valorização do produto.
Como parte dessa iniciativa, foram realizadas reuniões estratégicas com lideranças e seringueiros de seis territórios, contando com a participação do Memorial Chico Mendes, representado por Jhassem Siqueira e Rafael Gomes, e de representantes comerciais da Michelin, empresa interessada na compra de toda a produção de borracha nativa extraída pelos povos da região noroeste do estado de Mato Grosso.
Os encontros tiveram como principal objetivo dialogar com os territórios sobre padronização, qualidade e volume da produção, visando consolidar um arranjo produtivo que possibilite a comercialização da borracha nativa em larga escala. A partir desse processo, a proposta é viabilizar contratos comerciais entre organizações de base comunitária e o Memorial Chico Mendes, que já atua na organização e comercialização da borracha no estado do Amazonas. Além disso, está em andamento a construção de um termo de cooperação técnica entre a Pacto das Águas e o Memorial Chico Mendes, permitindo a comercialização da borracha biodiversa.
As reuniões ocorreram nas Terras Indígenas Erikpatsa, Japuíra, Escondido, Arara do Rio Branco, Aripuanã e na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt. Durante os diálogos, seringueiros e extrativistas discutiram estratégias para ampliar a produção e atender à demanda do mercado. Como resultado, foi estabelecida a expectativa de comercialização de 90 toneladas de borracha nativa nos próximos três anos, sendo 30 toneladas por ano entre 2025 e 2027.
O Projeto Biodiverso também irá apoiar a formalização de contratos de médio e longo prazo entre os territórios e a Michelin, assegurando estabilidade e previsibilidade para os produtores. Além disso, a iniciativa incentivará a participação dos seringueiros em fóruns e coletivos da borracha, fortalecendo o setor e garantindo mais representatividade para as comunidades extrativistas da Amazônia.
Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e pelo Governo Federal, o Projeto Biodiverso reafirma seu compromisso com a geração de renda para os povos da floresta, aliando desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
Fonte: Assessoria de imprensa
Caderno de
Desenho

Caderno de Desenho
Caderno de desenho do Projeto Biodiverso
Este caderno de desenho foi desenvolvido pelo Projeto Biodiverso, com o objetivo de incentivar a criatividade e a conscientização sobre a preservação ambiental.