
Objetivos
Biodiverso
OBJETIVO 1
Nosso Cenário
A realidade socioambiental do noroeste do Mato Grosso é desafiadora, localizada no chamado “arco do desmatamento”, nesta região, totalmente inserida no bioma amazônico, revela-se um cenário crítico, marcado pela exploração desordenada dos recursos naturais e pela pressão de grupos sociais distintos e politicamente convergentes.
O Projeto Biodiverso, irá contribuir para a transformação dessa realidade, com ações que promovam o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade da região. Por meio da implementação de práticas sustentáveis, do fortalecimento de parcerias institucionais e comunitárias, da promoção da educação ambiental e do fomento a cadeias produtivas sustentáveis.
NOSSAS METAS
Objetivo 1
Desenvolvimento das cadeias produtivas da Sociobiodiversidade & Agricultura de Subsistência
A iniciativa buscará garantir a conservação de 1,4 milhão de hectares de floresta amazônica por meio do apoio ao desenvolvimento de cadeias de valor de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) e da agricultura de subsistência.
O projeto irá fornecer apoio, insumos e assessoria técnica para gerenciamento, transporte e distribuição desses produtos, além de fortalecer o sistema de seleção, secagem e armazenamento de castanha nos territórios.

NOSSAS METAS
Objetivo 1

CONSERVAÇÃO DE
1.4Mha
FLORESTA AMAZÔNICA



Como fazemos acontecer
Objetivo 1

Técnica

Carbono

Sistema de Armazenamento e secagem da castanha

Cadeias produtivas
apoiadas - Objetivo 1
Castanha da Amazônia
A extração da castanha é realizada por povos tradicionais que vivem na floresta (povos indígenas e de comunidades tradicionais), eles atuam com o extrativismo sustentável e muitas vezes enfrentam longas jornadas de deslocamento entre as aldeias ou comunidades extrativistas para coleta do fruto, separação e seleção, uma das primeiras etapas de beneficiamento.
A riqueza da floresta em pé
A coleta da castanha é responsável por fortalecer uma atividade tradicional extrativista ancestral, movimentar a economia e, acima de tudo, comprovar o valor da floresta em pé.
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) ATENDIDOS:



Cadeias produtivas
apoiadas - Objetivo 1
Agricultura de subsistência
O Projeto Biodiverso objetiva propiciar maior diversificação produtiva nos territórios e o aumento do poder aquisitivo de bens e serviços adquiridos pelos produtores, propiciando impactos econômicos positivos à economia familiar, bem como, da resiliência destes em seus territórios.
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) ATENDIDOS:



Produzir sem desmatar
O modelo de desenvolvimento sustentável da agricultura de subsistência, proporciona segurança alimentar, realizando segurança ambiental, preservando a natureza de forma rentável sem consequências ambientais.
Cadeias produtivas
apoiadas - Objetivo 1
Açaí Nativo
O Biodiverso proporciona a cooperação e integração entre as populações tradicionais e indígenas, fator essencial para possibilitar uma gestão de qualidade para produção dos frutos, respeitando o meio ambiente, viabilizando a sustentabilidade sem comprometer a sobrevivência da biodiversidade e mantendo os valores ambientais e culturais associados.
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) ATENDIDOS:



Tipicamente Brasileiro
A Amazônia apresenta uma biodiversidade em recursos florestais onde o açaizeiro se destaca pela importância alimentar e econômica para às populações ribeirinhas e urbanas. Ele ocorre de forma natural em matas de terra firme, várzeas e igapós da região amazônica.
Cadeias produtivas
apoiadas - Objetivo 1
Borracha Nativa
O processo de produção de borracha nativa, assim como os demais produtos, também possui uma série de requisitos que devem ser observados para garantir a boa qualidade do produto, como também a qualidade e o equilíbrio ambiental nos territórios. Sendo assim, as boas práticas são aplicadas na identificação abertura e limpeza dos seringais nativos, raspagem das árvores, corte ou sangria, coleta e coagem do látex, coagulação, prensagem, armazenamento e transporte.
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) ATENDIDOS:



Seringueira, a guardiã da floresta
Diferentemente de outras formas de aproveitamento dos recursos florestais, o extrativismo do látex de seringueira é uma atividade capaz de fornecer um produto que gera renda significativa ao produtor, mantendo a floresta “em pé”.