Projeto Biodiverso forma Jovens comunicadores e fotógrafos da floresta no noroeste de Mato Grosso

O Projeto Biodiverso promove formações em comunicação e fotografia para jovens indígenas e ribeirinhos em Mato Grosso, fortalecendo identidade, expressão e participação social. As iniciativas incentivam o protagonismo juvenil na defesa da floresta e da cultura amazônica.

Com o objetivo de fortalecer a comunicação comunitária e valorizar o protagonismo dos povos da floresta, o Projeto Biodiverso vem promovendo duas importantes iniciativas formativas no noroeste do estado de Mato Grosso: os programas Jovens Comunicadores e Olhar da Floresta. Juntas, as ações já beneficiam quase 30 jovens indígenas e ribeirinhos, ampliando suas capacidades técnicas e fortalecendo a conexão entre identidade, território e expressão.

Nos dias 07 e 08 de maio, a cidade de Juína foi palco de mais uma etapa desse processo. Foi realizado o 3º módulo do programa Jovens Comunicadores, conduzido pela jornalista Helena Corezomaé, com foco em storytelling, técnicas de entrevista e comunicação como ferramenta de mobilização social. Paralelamente, aconteceu o 1º módulo do programa Olhar da Floresta, com oficinas práticas ministradas pelos fotógrafos Edgar Kanaykõ, Katarina Ribeiro e Laryssa Ramos, abordando fundamentos da fotografia e o olhar sensível sobre os territórios.

O programa Jovens Comunicadores capacita jovens para atuar como multiplicadores em educação ambiental, promovendo a valorização cultural, o enfrentamento da crise climática e a luta por direitos. Já o Olhar da Floresta, um programa de formação de jovens indígenas e ribeirinhos em fotografia, promove o fortalecimento cultural e a valorização da floresta a partir do olhar e da narrativa dos próprios povos da Amazônia.

Além de conhecimentos técnicos, os programas fomentam o pertencimento, a autoestima e a autonomia dos participantes, que passam a narrar suas próprias histórias, com suas próprias vozes e imagens. Ambas as iniciativas também incentivam a participação dos jovens em espaços de representação e fóruns de debate, ampliando seu alcance social e político.

Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e pelo Governo Federal, o Projeto Biodiverso reafirma, com essas formações, seu compromisso com a conservação da floresta em pé aliada à geração de renda, educação e valorização cultural dos povos da Amazônia.

Fonte: Assessoria de imprensa

Caderno de
Desenho
Caderno de Desenho

Caderno de desenho do Projeto Biodiverso

Este caderno de desenho foi desenvolvido pelo Projeto Biodiverso, com o objetivo de incentivar a criatividade e a conscientização sobre a preservação ambiental.